domingo, abril 24, 2011

DESIGN ATRÁS DAS GRADES



No dia 25 de Abril, estreia na RTP 2, às 19h15 do novo filme-documentário de Margarida Leitão (ver aqui e aqui) Design Atrás das Grades.
Design Atrás das Grades junta o improvável: prisões e design, num mundo que procura um futuro sustentável. Do pequeno estúdio de costura do Estabelecimento Prisional de Tires sai uma mistura de idiomas, aqui são produzidas as consagradas malas La.ga. Vikki, uma reclusa romena, diz que o tempo que passa na “fábrica” voa. Como as La.ga, as mulheres também saem das prisões com um carimbo. Seguimos a sua luta para melhorar e fortalecer as suas vidas em Portugal, dentro de Tires, e na Venezuela, onde a ex-reclusa Yanetzi continua a coser.

1 comentário:

jomanros disse...

No dia 25 de Abril cheguei a casa dos meus sogros e reparei que o meu sogro, uma pessoa extremamente doente, quase imobilizado, estava muito compenetrado a ver a RTP2 - "Design Atrás das Grades" - e disse que estava a dar um programa muito interessante. Fiquei na sala a ver essa maravilhosa realização e fiquei feliz pela atitude do meu sogro, uma pessoa que não consegue ver televisão, não tem interesse por nenhum programa, faz um esforço enorme porque sofreu inúmeros AVC's e continua a sofrer, o seu estado degrada-se de dia para dia. Mas estava a adorar aquele programa, aquela grande realização de Margarida Leitão. Esta é melhor crítica que posso dedicar ao génio desta brilhante realizadora que consegue prender a atenção daqueles que já não sonham ver algo que os motive, algo que mereça a sua atenção. O nosso olhar e ouvido agradecem estes preciosos momentos. Espero que a RTP repita.